-->
Home | Highlights | Exportação de veículos mantém queda próxima a 40%
Postado em 7 de agosto de 2019 | 18:52

Exportação de veículos mantém queda próxima a 40%

Durante o mês de julho a exportação brasileira de veículos somou 42,1 mil unidades, registrando alta de 4,2% sobre junho. De acordo com os fabricantes, o pequeno crescimento reflete o aumento de negócios com Colômbia e México.

No acumulado do ano o País embarcou para diferentes mercados 264,1 mil veículos, registrando queda de 38,4%. Essa retração é causada sobretudo pela recessão do mercado argentino. Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O maior volume exportado até julho foi o de automóveis, 217,8 mil unidades e queda de 36,3% em relação aos mesmos sete meses do ano passado. Os comerciais leves somaram 34,5 mil unidades e queda ainda mais acentuada, de 46,9%. Segundo a Anfavea, essa retração decorre especialmente do menor volume de exportações de picapes pequenas e médias. A queda nos embarques causou a redução de 8,4% na produção de comerciais leves.

No caso dos caminhões, as 7,5 mil unidades exportadas no período resultaram em queda de 54,6%. Exceto pelos semileves (de 3,5 a 6 toneladas de Peso Bruto Total, PBT), que tiveram alta de 6,8%, todos os outros segmentos de caminhões tiveram queda nas exportações. Nestes mesmos sete meses o Brasil exportou 4,3 mil ônibus, volume 17,8% menor que o anotado em iguais meses de 2018.

“Essa queda (nos embarques de ônibus) pode diminuir porque este é um segmento com tradição em exportação, puxado tanto pelas fabricantes de carrocerias como de chassis”, recorda o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Gustavo Bonini, vice-presidente da entidade, recorda que a Colômbia é um dos mercados que têm ajudado na recuperação das exportações e o país é um grande comprador dos ônibus brasileiros.

No início de julho a Anfavea revisou para 450 mil unidades o volume total de exportações de veículos, com recuo de 28,5% em relação a 2018. Portanto, a queda acumulada diminuirá mês a mês até o fim do ano.

Fonte: Automotive Business


122 queries in 3,058 seconds