-->
Home | Highlights | Estivadores determinam fim da paralisação no Porto de Santos
Postado em 20 de março de 2019 | 18:38

Estivadores determinam fim da paralisação no Porto de Santos

Depois de cerca de duas semanas, o Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande (Sindestiva) optou pelo fim da greve da categoria. Em assembleia realizada, os estivadores votaram pela suspensão da manifestação, e será enviada proposta para as empresas do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp). Uma nova reunião está marcada para a próxima terça-feira (26).

A paralisação foi iniciada após decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que determinou que os terminais de contêineres do Porto de Santos passassem a funcionar com mão de obra 100% vinculada às empresas. Assim, seria descartada a necessidade de contratar mão de obra avulsa.

O TST também decidiu que o Porto tivesse um período de adaptação para a nova medida. Até o dia 28 de fevereiro, as empresas puderam operar com 75% dos funcionários com Carteira de Trabalho assinada e 25% de trabalhadores avulsos. A medida começou a vigorar em 1º de março.

O presidente do sindicato, Rodinei Oliveira, o Nei da Estiva, afirmou que a categoria está disposta a entrar em um acordo com as empresas integrantes do Sopesp, e que uma nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira. “Iremos reenviar a proposta para as empresas de contêineres, que já foi enviada na última reunião. Esperamos que busquem a negociação, já que a categoria está dando um gesto de flexibilização”, comenta.

Nei da Estiva explica que a categoria cogita uma nova paralisação, caso não receba um parecer dos empresários do sindicato. “Se não houver um posicionamento das empresas, nós voltaremos a discutir uma nova greve para acontecer a partir da terça-feira”, ressalta.

Fonte: A Tribuna


119 queries in 3,327 seconds