-->
Home | Highlights | Distribuidoras recebem 51 propostas em concorrência para adquirir gás
Postado em 4 de abril de 2019 | 18:28

Distribuidoras recebem 51 propostas em concorrência para adquirir gás

Distribuidoras de gás natural das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste que buscam novos ofertantes do insumo receberam 51 propostas, de 15 empresas, disse o porta-voz da iniciativa à Reuters.

Das empresas que enviaram propostas, seis são companhias globais, incluindo petroleiras, três são comercializadoras, três são empresas que ofereceram gás de síntese ou renovável e três ofertaram gás natural liquefeito (GNL) em pequena escala.

A iniciativa, que busca reduzir a dependência da Petrobras, foi lançada no ano passado e poderá ser concluída até setembro deste ano, com a assinatura de novos contratos, disse Piazza Júnior, diretor-presidente da GasBrasilaino, uma das empresas envolvidas no processo, para quem “a chamada até aqui está muito bem-sucedida”.

“Essa chamada pública é um marco na história da indústria de gás… no Brasil, ocorreu uma busca por fontes de suprimentos e cujos interesses foram tão bem representados aqui”, afirmou Júnior, que evitou detalhar as propostas apresentadas e o nome das empresas participantes.

Recebidas as propostas, as distribuidoras irão consolidar e verificar a aderência delas, e decidir quais as ofertantes que continuam no processo competitivo. Em seguida, entre maio e junho, haverá uma fase analítica, de verificação das propostas, para que novos contratos possam ser assinados nos meses seguintes.

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste são atendidas pelo mesmo gasoduto de transporte, que traz o insumo da Bolívia. A perspectiva inicial era de contratação de aproximadamente 10 milhões de metros cúbicos por dia, com inicio do suprimento previsto para 2020. Mas isso dependerá do resultado.

As distribuidoras participantes são a Compagas (Paraná), a GasBrasiliano (região noroeste de São Paulo), a MSGás (Mato Grosso do Sul), a SCGás (Santa Catarina) e a SulGás (Rio Grande do Sul).

Juntas, as cinco distribuidoras atendem mais de 134 mil consumidores de gás natural e possuem mais de 4,4 mil quilômetros de redes de distribuição em 161 municípios, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Distribuidoras do combustível em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe também estão realizando uma chamada pública para aquisição de gás. Nesse caso, a data para o envio de manifestações de interesse se encerra em 12 de abril.

Fonte: Reuters


121 queries in 3,310 seconds