-->
Home | Highlights | Comitiva brasileira conhecerá modelos portuários europeus
Postado em 24 de novembro de 2019 | 20:36

Comitiva brasileira conhecerá modelos portuários europeus

Três portos europeus foram selecionados para uma visita técnica de autoridades e especialistas brasileiros visando conhecer os modelos de gestão e marcos regulatórios que poderão servir de base para análises e proposições no âmbito dos estudos de modelagem conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e consultorias. A comitiva será composta por autoridades federais, como o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni; diretores do Ministério da Infraestrutura; da Companhia Docas do Espírito Santo; dirigentes do Porto de Santos; técnicos do BNDES e consultores.

A agenda irá contemplar quatro eixos: Projetos de Tecnologia (smart ports projects); Modelos de Gestão / Administração; Operações / Capacitação e Relações com a Cidade. A primeira visita será ao Porto de Roterdã (foto), na Holanda, numa programação de dois dias. Na sequência irá para a Antuérpia, na Bélgica, e encerrará a visita técnica no Porto de Londres, no Reino Unido.

Pioneiro na implantação do projeto Smart Port, o Porto de Antuérpia se destaca pelo investimento em tecnologia e sua experiência poderá ser aplicada no aprimoramento de projetos já executados no Porto de Vitória. Dentre eles o VTMIS (sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System), em operação há dois anos, sendo Vitória o único porto público brasileiro que oferece esse equipamento de controle de tráfego marítimo, além de realizar outras ações como os projetos Porto Sem papel e Cadeia Logística Inteligente.

No item Modelos de Gestão, Antuérpia e Roterdã são considerados casos de sucesso. Gerenciados pelas respectivas municipalidades, embora com operações de terminais privados, têm visão orientada para negócios. Planejamento portuário e ações de marketing são destaques na gestão dos dois gigantes do setor portuário. Por outro lado, no Porto de Londres, a comitiva vai vivenciar a experiência de uma gestão totalmente privada.

Conhecer e debater os diferentes cenários contribuirá para os estudos de modelagem que estão sendo conduzidos no Porto de Vitória, que estará representado, nessa visita técnica, pelo presidente Julio Castiglioni, o diretor Bruno Fardin e coordenadora de Marketing, Raquel Guimarães. A visita acontecerá entre os dias 25 e 29 deste mês.

Fonte: CODESA


159 queries in 2,886 seconds