-->
Home | Highlights | Cinco vagões descarrilam na Serra do Mar e carga de soja se espalha
Postado em 8 de março de 2020 | 16:46

Cinco vagões descarrilam na Serra do Mar e carga de soja se espalha

Cinco vagões da Rumo, a concessionária ferroviária do Porto de Santos, descarrilaram na Serra do Mar. O acidente aconteceu na altura da cidade de Parelheiros, quando a composição seguia, carregada com soja, em direção ao cais santista. Houve derramamento da carga na mata.

De acordo com a Rumo, o acidente foi causado pelo volume de águas acima da média histórica que provocou deslizamentos na Serra do Mar. Um barranco atingiu a linha férrea e os vagões, que descarrilaram e caíram.

“A operação ferroviária no trecho está parcialmente interrompida e equipes da concessionária estão trabalhando no local para restabelecer a circulação completa”, informou a Rumo, em nota.

Um vagão é capaz de transportar de 80 a 100 toneladas de grãos. Uma composição completa leva de 6,5 mil toneladas a 8 mil toneladas de mercadorias de uma só vez. O volume é equivalente ao que 320 caminhões são capazes de transportar.

Segundo a agente ambiental federal do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Ana Angélica Alabarce, técnicos do órgão foram destacados ao local, que é de difícil acesso. Eles farão uma avaliação dos danos ambientais.

Fonte: A Tribuna


121 queries in 3,467 seconds