-->
Home | Highlights | Canal de acesso ao Porto de Rio Grande mais perto do sistema de controle do tráfego
Postado em 27 de julho de 2021 | 17:03

Canal de acesso ao Porto de Rio Grande mais perto do sistema de controle do tráfego

Um sistema moderno que permite o monitoramento completo das atividades portuárias: essa é a proposta para o desenvolvimento de uma tecnologia que permitirá a segurança e o controle do tráfego aquaviário no canal de acesso ao Porto do Rio Grande. O protocolo de intenções para sua elaboração foi assinado na última quinta-feira (22), durante a visita do governador gaúcho, Eduardo Leite, ao município.

Assinaram o documento o diretor de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS), Henrique Ilha, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Danilo Giroldo, e o presidente do Sindicato dos Terminais Marítimos de Rio Grande (Sintermar), Paulo Bertinetti. A tecnologia deverá ser compartilhada com os demais portos gaúchos, mas inicialmente será utilizada apenas em Rio Grande.

“Esse é um sistema inovador no Brasil que irá integrar o simulador aos sensores, radares, sistemas automáticos de indentificação de navios, câmeras e as boias oceanográficas do Sim Costa. Todos esses aparelhos estarão integrados em um só sistema e serão encaminhados para uma sala de controle, onde o tráfego será controlado durante as 24 horas do dia e sete dias por semana”, explicou Ilha.

A implantação de um sistema como esse significa a possibilidade de realização de previsões, informações sobre os navios e até mesmo gestão da cobrança de tarifas. “Além disso, ele vai estar acoplado a um sistema de previsões meteorológicas dedicadas, podendo falar de cada terminal, quando chover e parar, se vai entrar vento ou não. Também vamos espelhar as telas para a autoridade marítima, terminais e praticagem”, completou o diretor.

Os equipamentos que irão compor o sistema são de última geração e para permitir que as tecnologias estejam sempre atualizadas não haverá a compra desses materiais, mas sim a locação.

A iniciativa atende ao Acordo de Resultados, compromisso firmado pela Portos RS com o governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt). A expectativa é de que ainda em 2021 ocorra o chamamento público para a contratação do serviço e sua implantação deverá ser efetivada no primeiro trimestre de 2022.

 

 

Fonte: Portos e Navios


114 queries in 5,352 seconds