-->
Home | Highlights | BNDES vai financiar exportação de caminhão para Mercedes
Postado em 11 de fevereiro de 2020 | 19:42

BNDES vai financiar exportação de caminhão para Mercedes

BNDES vai financiar quatro operações que vão ajudar a aumentar a exportação de bens brasileiros de alto valor agregado. São quatro financiamentos, destinados à exportação de 11 aeronaves modelo E175 da Embraer para a American Airlines, nos Estados Unidos.

Os recursos serão usados ainda na produção de 258 ônibus Marcopolo e Mercedes para o Chile; e ônibus e caminhões da Scania para o Peru. O financiamento vai aumentar a competitividade da indústria nacional em um contexto de acirramento da concorrência global.

Valor do investimento chega a US$ 370 milhões
O apoio total do banco brasileiro será de cerca de US$ 370 milhões. Os recursos serão liberados por meio do programa BNDES Exim Pós-Embarque. As quatro empresas empregam cerca de 38 mil trabalhadores, sendo 18 mil na Embraer, 17 mil na Mercedes e na Marcopolo, além de cerca de 3 mil na Scania. Com mais caminhões a venda para o exterior, a tendência é de abertura de novos postos de trabalho no Brasil.

Segundo o BNDES, fomentar a produção de ônibus e caminhões aumenta a capacidade instalada da indústria e estabelece a empresa brasileira como concorrente forte no mercado Peruano de carrocerias. As carrocerias exportadas servem para melhorar as condições de um caminhão usado ou para equipar um veículo novo.

Já o apoio à ampliação da presença da Marcopolo e da Mercedes no Sistema de Transporte Urbano da cidade de Santiago, no Chile, vai consolidar um mercado que já utiliza ônibus de fabricação brasileira.

Fonte: Jornal Montes Claros


119 queries in 3,315 seconds