-->
Home | Highlights | As empresas estatais de petróleo correm o risco de desperdiçar US $ 400 bilhões à medida que a transição energética se acelera
Postado em 11 de fevereiro de 2021 | 18:01

As empresas estatais de petróleo correm o risco de desperdiçar US $ 400 bilhões à medida que a transição energética se acelera

As empresas nacionais de petróleo (NOCs) correm o risco de desperdiçar US $ 400 bilhões em projetos caros de petróleo e gás na próxima década, o que só pode equilibrar as coisas se o mundo não cumprir as metas climáticas de Paris, disse uma organização não governamental na terça-feira.

Em um novo relatório chamado Risky Bet, o Natural Resource Governance Institute (NRGI) estimou que os NOCs poderiam investir US $ 1,9 trilhão nos próximos dez anos, o que significa que um quinto desses investimentos seria inviável, a menos que o preço do petróleo ficasse acima de US $ 40 o barril.

Grandes empresas de petróleo como BP, Total e Royal Dutch Shell já reduziram progressivamente suas estimativas de preço de longo prazo, agora na faixa de US $ 50-60 o barril, enquanto alguns analistas veem níveis ainda mais baixos dependendo do cenário de transição energética.

O resultado pode piorar as desigualdades, pois os fundos que poderiam ter sido mais bem gastos em saúde, educação ou diversificação da economia podem, em vez disso, criar uma crise econômica. Muitos desses CONs estão baseados em países onde 280 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza.

“Os gastos das empresas petrolíferas estatais são uma aposta altamente incerta”, disse David Manley, analista econômico sênior do NRGI e co-autor do relatório.

“Eles podem pagar, ou podem abrir caminho para crises econômicas em todo o mundo emergente e em desenvolvimento e precisam de resgates futuros que custam caro ao público.”

O relatório disse que os produtores no Oriente Médio, como a Arábia Saudita, seriam menos afetados, pois seus níveis de equilíbrio eram muito mais baixos, mas os países da África e da América Latina teriam mais problemas.

Um pesado fardo da dívida já é um problema para a Pemex do México, bem como para a Sonangol de Angola. Para agravar o problema está a visão expansionista de longa data em muitos NOCs, juntamente com a falta de transparência. Em média, apenas um dólar em cada quatro dólares de receita é devolvido aos cofres do governo, disse o relatório.

O SOCAR do Azerbaijão e o NNPC da Nigéria foram particularmente preocupantes, de acordo com o NRGI. Cerca de metade dos investimentos da NNPC em projetos de petróleo futuros podem se transformar em perdas se a transição energética global ocorrer rapidamente. Outros países onde os investimentos devem ser revisados ??incluem Argélia, China, Rússia, Índia, Moçambique, Venezuela, Colômbia e Suriname.

 

 

Fonte: Reuters


121 queries in 3,075 seconds