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Postado em 15 de dezembro de 2020 | 19:19

Air Liquide desenvolve novo rodotrem para transporte exclusivo de oxigênio medicinal

Veículo de 26 metros de comprimento tem capacidade para transportar 41 toneladas de oxigênio líquido em uma única viagem, otimizando a logística para ampliar a capacidade de atendimento em tempo de pandemia.

A Air Liquide Brasil, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, anuncia o desenvolvimento de um novo veículo modelo rodotrem, para transporte exclusivo de oxigênio medicinal. Possui capacidade para transportar até 41 toneladas de oxigênio na forma líquida e foi criado para otimizar a logística de distribuição do insumo, sobretudo neste período de pandemia. Com 26 metros de comprimento, o novo rodotrem absorve as viagens que, antes, precisariam ser feitas por duas carretas.

O veículo também se destaca por ser o maior de sua categoria transportando produtos criogênicos (que demandam uma estrutura pronta para suportar baixas temperaturas) no Brasil. Será utilizado para atender as unidades e clientes da Air Liquide na área da saúde localizados na Região Centro-Oeste do País, agregando eficiência e agilidade no transporte em relação às plantas produtoras de oxigênio localizadas, em sua maioria, na Região Sudeste. O rodotrem cumpre todas as exigências estabelecidas tanto pela legislação quanto pelos órgãos que regulam o transporte de cargas perigosas no Brasil.

Segundo Carlos Lobo, gerente da Air Liquide Brasil para a área de Transportes, o projeto também se destaca pela inovação e recursos desenvolvidos para agregar confiabilidade e segurança em todas as operações logísticas que serão feitas com a nova carreta. “Desenvolvemos este rodotrem a partir do desafio de termos um veículo deste tipo também para a logística de produtos criogênicos. Utilizamos equipamentos que já tínhamos disponíveis em nosso parque de frotas, o que resultou na entrega de um veículo totalmente novo e que contempla uma série de dispositivos para garantir a segurança de nossos motoristas, condutores de outros veículos, pedestres e ciclistas”, explica. “Nossa expectativa é que a operação do veículo traga mais agilidade no transporte de um insumo essencial à vida, o oxigênio, sobretudo neste momento em que sua importância fica ainda mais em evidência, devido à pandemia”, acrescenta.

Além de tornar mais eficientes as viagens entre as plantas da Air Liquide e clientes finais na área da Saúde, o novo rodotrem vai agregar economia às operações logísticas da empresa. Outro diferencial do projeto está na dispensa da necessidade de realizar rotas noturnas, já que o rodotrem, devido à sua maior capacidade, absorve as viagens que precisariam ser feitas à noite.

Segurança
O novo rodotrem da Air Liquide Brasil é composto por duas carretas acopladas por um “dolly” (dispositivo de acoplamento) e unidas ao “cavalo”, ou seja, a cabine do veículo. Devido ao seu porte (26 metros de comprimento), o Rodotrem exige a implantação de uma série de dispositivos de segurança, entre os quais se destacam:

• Sensor de fadiga/ “câmera amiga”: monitora a atenção e concentração do motorista durante a viagem, identificando também possíveis sinais de fadiga. Nesse caso, o dispositivo emite alertas que orientam o condutor a retomar a atenção e, persistindo os indícios de cansaço, a parar e descansar. Recurso indispensável considerando que, em veículos do porte do Rodotrem, a velocidade é menor e, consequentemente, aumenta a probabilidade de sonolência ou fadiga durante o percurso.

• Terceiro espelho frontal e monitoramento eletrônico do Ponto Cego : trata-se de sensores de presença laterais e espelho adicional acoplado na cabine do motorista, para percepção e visualização de pedestres, motociclistas ou veículos de menor porte quando parado em um semáforo ou em movimento;
• Proteção anticiclista: dispositivo colocado junto aos eixos da carreta e que repele o ciclista, evitando que seja “absorvido” pelas rodas em caso de acidente;
• Identificações de ponto cego: adesivos que alertam os motoristas que trafegam próximos à carreta de que, a partir daquele ponto, o condutor do Rodotrem não o enxerga. Dessa forma, o motorista pode se posicionar melhor em relação ao veículo;
• Telemetria 24 Horas e Rotograma Falado: monitoramento de todo o percurso com foco na mitigação de riscos, identificando, por exemplo, se o veículo está para entrar em uma via considerada perigosa.

O veículo contempla ainda outros recursos de segurança, como luz de neblina, câmeras laterais, retrovisores de emergência e dispositivo antitombamento, que corrige a dinâmica de estabilidade da carreta e sistema de frenagem automática de emergência. Este é o segundo rodotrem que a Air Liquide Brasil coloca em operação em 2020. A indústria química também desenvolveu um veículo semelhante para a logística de cilindros de gases industriais e medicinais, com capacidade para transportar mais de 600 unidades em uma única viagem.

 

 

 

Fonte: Assessoria


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