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Postado em 5 de setembro de 2022 | 17:37

SPA lança chamamento para administração da Ferrovia Interna do Porto de Santos

Titular do contrato terá de investir R$ 890 milhões e administrará ativo por 35 anos. A Santos Port Authority (SPA) publicou nesta segunda-feira (5) o edital de chamamento público para a identificação de interessados em constituir a cessionária que administrará a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), cujo projeto foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em julho.

O titular do contrato de cessão será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos e terá de realizar investimentos da ordem de R$ 891 milhões, a maior parte nos primeiros cinco anos.

A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização. Além disso, precisa ser expandida para dar vazão com eficiência à movimentação futura, cuja projeção é dobrar no prazo de 5 a 10 anos. Hoje, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano e necessita alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume oriundo das ferrovias que deságuam no Porto de Santos (MRS, Rumo e VLI).

O contrato associativo é a principal inovação da Fips, em que os habilitados compartilharão custos e operações. Ao longo de toda a vigência contratual serão realizados chamamentos públicos a cada dois anos, de forma a garantir o ingresso de novos associados na administração da Fips. A estimativa da SPA é assinar o contrato ainda neste ano. As obras devem começar ato contínuo à aprovação do projeto executivo, sendo as principais intervenções:

Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose;

Viadutos para eliminação de passagem de nível na região do Canal 4-Marinha;

Passarelas de pedestres entre o Canal 4 e Ponta da Praia;

“Pera” ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos;

Passarelas de pedestres na altura do canal do mercado e na Alfândega; e

Novo viário da 2ª entrada do Porto de Santos, no Saboó.

Fonte: Portos e Navios

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