-->
Home | Anote | Santos Brasil conclui a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos
Postado em 1 de dezembro de 2021 | 19:57

Santos Brasil conclui a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos

A Santos Brasil inaugurou na sexta-feira (26) as obras de extensão e aprofundamento do cais do Tecon Santos, no Porto de Santos. A empresa conclui a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal, que somou investimentos da ordem de R$ 450 milhões e agregou mais 400 mil TEUs de aumento de capacidade operacional.

O Tecon Santos passa a ser, agora, o único terminal de contêineres da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366m.

De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, a conclusão desta primeira etapa é um marco importante não apenas para a Santos Brasil, mas também para o Porto de Santos. “São 400 mil TEUs a mais de capacidade no Tecon Santos, que asseguram o crescimento do porto nos próximos anos”, diz.

Iniciada em 2019, as obras ampliaram o cais do Tecon Santos em 220 metros, totalizando 1.510 metros. Incluíram também o aprofundamento do cais e reforço de estrutura para a instalação de trilhos para novos portêineres de última geração, ao longo de 1.090 metros; e o aumento da profundidade máxima do cais para 16 metros.

A primeira etapa de ampliação e modernização do terminal envolveu, além das obras civis, aquisições de equipamentos de última geração — dois novos portêineres com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar até 100 toneladas, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio.. A área de TI adquiriu um novo TOS (Terminal Operating System), o OPUS da CyberLogitec, além de softwares e equipamentos que permitem maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação.

O total de investimentos previsto no projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é da ordem de R$ 1,5 bilhão, em valores atualizados, até 2031.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios


102 queries in 3,287 seconds