-->
Home | Anote | Repetro evitou queda maior dos investimentos em 2020, mostra IBGE
Postado em 4 de março de 2021 | 17:06

Repetro evitou queda maior dos investimentos em 2020, mostra IBGE

A coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Rebeca Palis, afirmou que o programa Repetro (regime aduaneiro especial que facilita a importação de bens destinados à exploração de petróleo) ajudou a evitou uma queda maior dos investimentos em 2020.

Medida dos investimentos dentro do Produto Interno Bruto (PIB), a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, um indicativo de investimentos) recuou 0,8% em 2020, a menor entre os diferentes componentes do PIB e bem inferior ao recuo de 4,1% do PIB como um todo. Em 2020, a FBCF tinha subido 3,4%.

“Os investimentos caíram, mas menos que a média da economia, favorecido pela importação de bens de capital. Isso tem um pouco de efeito de Repetro. Também tem alguma influência de aumento de construção, não de infraestrutura, mas de imobiliária”, apontou ela.
O Repetro facilita a importação de bens destinados à exploração de petróleo e estava vigente até o fim de 2020, o que motivou as importações para aproveitar o período.
Entre os itens dentro da FBCF, as máquinas e equipamentos tiveram queda de 1,1% em 2020, enquanto a construção recuou 1,2%.

 

 

 

Fonte: Valor


102 queries in 7,704 seconds