-->
Home | Anote | Porto Ponta do Félix prevê aumentar em 65% a movimentação de cargas neste ano
Postado em 31 de janeiro de 2023 | 18:14

Porto Ponta do Félix prevê aumentar em 65% a movimentação de cargas neste ano

O Porto Ponta do Félix contará com novos armazéns, que possibilitam o aumento de 85% da capacidade de armazenagem. Em 2023, a expectativa do Porto Ponta do Félix — localizado em Antonina, litoral do Paraná — é movimentar 2,5 milhões de toneladas de cargas, 65% a mais em comparação ao ano passado. O incremento vem acompanhado da diversificação nas operações e investimentos em infraestrutura.

Neste início de ano, o porto completou os investimentos em novas defensas marítimas.

“As melhorias devem atrair ainda mais navios para Antonina, pois trazem mais segurança às operações”, destaca Birkhan. Ele explica que o modelo de defensas, instalado no Porto Ponta do Félix, é de alta qualidade, fazendo com que o atrito gerado entre a embarcação e a placa seja reduzido”, explica o presidente do Porto Ponta do Félix, Gilberto Birkhan.

Ampliação

Ao longo dos próximos meses, o Porto Ponta do Félix também contará com novos armazéns, que possibilitam o aumento de 85% da capacidade de armazenagem, passando de 280 mil toneladas para 520 mil toneladas, de forma gradativa.

“O incremento da capacidade estática abre mercados em novos segmentos. Temos no cronograma das operações, por exemplo, a cabotagem de trigo e importação de barrilha, que é um produto a base de sódio usado pela indústria para a produção de alimentos”, ressalta Birkhan.

A ampliação vai oferecer também mais espaço para o mercado de fertilizantes. Em 2022, segundo dados da Portos do Paraná, foram importadas quase 10 milhões de toneladas do insumo pelos portos de Paranaguá e Antonina. O volume representa 27,5% de tudo o que o país recebe em adubos.

Cargas convencionais, como fertilizantes e açúcar ensacado continuam compondo grande parte da movimentação. Para 2022, a projeção é de 30% de aumento, especialmente com a expansão da infraestrutura do local.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios


103 queries in 3,304 seconds