-->
Home | Anote | PIB brasileiro pode cair 5% no primeiro trimestre
Postado em 11 de fevereiro de 2021 | 18:01

PIB brasileiro pode cair 5% no primeiro trimestre

Projeção leva em conta fim do auxílio emergencial e casos de Covid-19. O JPMorgan rebaixou sua previsão para o desempenho da economia brasileira neste primeiro trimestre. O banco estima agora que o Produto Interno Bruto (PIB) vai retrair 5% entre janeiro e março frente ao intervalo de outubro a dezembro. O prognóstico anterior era de queda de 2%.

Segundo a Reuters a instituição ressaltou que já vinha incorporando nas contas do PIB o fim do auxílio emergencial e, sobretudo, a alta “significativa” nos casos e mortes relacionados à Covid-19 desde novembro. “De fato, embora o setor industrial pareça seguir sólido no curto prazo, a queda contínua na confiança do consumidor reforça a tese de um crescimento negativo do PIB no primeiro trimestre”, disseram Cassiana Fernandez e Vinicius Moreira em nota.

Para o último trimestre de 2020, a nova expectativa é que a atividade tenha saltado 10% sobre o período imediatamente anterior, frente a crescimento antes estimado em 4%. As revisões se deram após os dados mais fortes que o esperado da produção industrial brasileira.

“Esta previsão (do quarto trimestre de 2020) considera que o setor de serviços e as vendas no varejo vão contrair em dezembro, conforme sugerido por dados recentes. Com essa mudança, atualizamos nossa estimativa para o PIB 2020 de -4,6% para -4,3%”, disseram os profissionais do JPMorgan.

Enquanto a estimativa para o PIB de 2020 foi melhorada, a para 2021 foi mantida em expansão de 2,6%, bem abaixo da taxa de 3,5% da mais recente pesquisa Focus do Banco Central.

 

 

 

Fonte: Reuters


102 queries in 3,481 seconds