-->
Home | Anote | Navio carrega volume recorde de 103 mil t de farelo de soja em Paranaguá
Postado em 9 de junho de 2020 | 17:40

Navio carrega volume recorde de 103 mil t de farelo de soja em Paranaguá

Um navio graneleiro de 292 metros de comprimento –o maior já recebido no complexo do porto de Paranaguá (PR)– atracou no Corredor de Exportação na segunda-feira para carregar o volume recorde de 103 mil toneladas de farelo de soja na unidade portuária, conforme comunicado divulgado nesta terça-feira.

De bandeira das Ilhas Marshall, o navio Pacific South veio do porto de Xangai, na China, está no berço 214 e irá para o porto de Amsterdã, na Holanda.

“O volume de 103 mil toneladas… supera em 13 mil toneladas o recorde anterior registrado há pouco mais de um ano. Em 27 de maio de 2019, o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, carregou 90 mil toneladas de farelo de soja”, informou o porto de Paranaguá em nota.

Do total, cerca de 84 mil toneladas de farelo sairão da Coamo; 15 mil da Cotriguaçu; e 4 mil toneladas dos silos públicos (horizontais).

O carregamento deve durar cerca de cinco dias, se as condições do tempo ajudarem e não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva, disse o porto com base em informações da Cargill, empresa responsável pela operação.

Em média, os navios graneleiros recebidos no porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento. Esses, em geral, costumam receber pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo).

O Corredor de Exportação é formado por nove terminais privados, dentre eles das gigantes Cargill e Louis Dreyfus, além de dois terminais públicos, sendo um silo vertical, com capacidade estática de 100 mil toneladas, e um silo horizontal, com capacidade total de 60 mil toneladas.

“Esse modelo adotado, de vários terminais interligados para carregar em três berços prioritários, permite os embarques simultâneos em um único navio, o que cria maior flexibilidade de utilização de capacidade estática de cada terminal e permite uma maior produtividade de cada berço.”

 

 

Fonte: Reuters


99 queries in 5,384 seconds