-->
Home | Anote | NApOc ‘Iguatemi’ chega ao Amapá com reforço de oxigênio
Postado em 29 de maio de 2023 | 17:07

NApOc ‘Iguatemi’ chega ao Amapá com reforço de oxigênio

Operação de apoio logístico atenderá demanda do estado, que enfrenta emergência de saúde pública por síndrome gripal infantil há 10 dias.

O navio de apoio oceânico (NApOc) Iguatemi, da Marinha do Brasil, chegará ao Amapá, com mais de 30.000 metros cúbicos de oxigênio, além de equipamentos hospitalares e um misturador de ar medicinal. O estado enfrenta situação de emergência de saúde pública por causa de síndrome gripal infantil há cerca de 10 dias. A atracação no cais da capitania dos portos em Santana está prevista para ocorrer por volta das 7 horas da manhã.

O navio recebeu o carregamento na Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), de onde saiu na madrugada do último domingo (21). De acordo com a autoridade marítima, o envio atende a uma demanda da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Entre janeiro e maio deste ano, houve um aumento de mais de 108% nas internações de crianças com síndromes gripais, o que fez com que o governo do Amapá decretasse emergência no dia 13 de maio. A maioria dos pacientes tem idade entre sete meses e quatro anos.

O NApOc Iguatemi foi incorporado à Marinha em 2018 e integra o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval. O navio, com 28 militares compondo sua tripulação, opera nos rios da Amazônia e nos litorais do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, a partir da base naval de Val de Cães. Sua tripulação é composta por 28 militares. A embarcação é equipada com duas metralhadoras 12,7mm (0,5 pol.) e duas metralhadoras 7,62mm, podendo operar em conjunto com aeronaves e está apta para desempenhar tarefas de apoio logístico, patrulha, minagem e busca e salvamento.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios


102 queries in 3,216 seconds