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Postado em 2 de fevereiro de 2021 | 18:05

Mesmo com a pandemia, Porto de Paranaguá bate recorde de movimentações, em 2020

O Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, bateu recorde de movimentações, em 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Em 2020, a movimentação de produtos chegou a mais de 57 milhões de toneladas, ao todo. Este número é 8% maior do que o registrado em 2019.

O presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Fernando Garcia da Silva, afirma que a questão cambial favoreceu as exportações, além da safra.

“Essas condições fizeram com que o exportador e o produtor paranaense tivessem mais apetite para exportar. E nós conseguimos atender toda essa demanda com muita organização de toda a comunidade portuária”, disse.

Ao todo, foram exportados 14,2 milhões de toneladas de soja, 5,4 milhões de toneladas de farelo de soja e 2,5 milhões de toneladas de milho.

InfraestruturaO superintendente da Federação das Cooperativas do Paraná, Nelson Costa, aponta duas questões de infraestrutura que podem atrapalhar nas exportações do estado: a qualidade das rodovias e a necessidade de mais ferrovias.

“Muito embora nós tenhamos pedágios, nós temos muitas rodovias estaduais que não têm concessão, com manutenção precária. Isso impacta na elevação dos custos. Embora nós tenhamos o corredor de Maringá até Paranaguá dando muito resultado, o corredor oeste ainda depende de melhorias para que o transporte ferroviário chegue de forma adequada a Cascavel”, disse.Ainda assim, o modal ferroviário se destaca neste contexto. O terminal de contêineres de Paranaguá é o único do sul do Brasil que conta com uma ferrovia direta.

A estimativa é que, por meio da ferrovia, os custos com a exportação caiam até 30%. O gerente de operações logísticas, Washington Bohnn, afirma que o modal também contribui com o meio ambiente.

“Acaba também reduzindo a questão de gás carbônico ao reduzir a movimentação de caminhões na rodovia. Especialmente na ferrovia, a gente acabou aumentando o volume de 12% ao ano para 20%”, afirmou.

De acordo com a Appa, a cada cinco contêineres movimentados no terminal, pelo menos um vem de trem. Em cinco anos, a expectativa é de que este número dobre.

“A gente espera que nos próximos anos haja uma definição com relação às ferrovias dentro de um projeto de se criar um grande corredor de exportação, ligando Guaíra, Mato Grosso do Sul, até Paranaguá. Além disso, nós estamos passando por um processo das novas concessões de pedágio. Então, nós imaginamos que dentro desse novo processo nós já tenhamos uma melhoria substancial dos custos do pedágio”, ressalta Nelson Costa.

 

 

 

Fonte: G1


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