-->
Home | Anote | Índice ABCR tem queda de 34,2% em maio
Postado em 10 de junho de 2020 | 17:07

Índice ABCR tem queda de 34,2% em maio

Em maio de 2020, o Índice ABCR apresentou queda de 34,2%, na comparação com maio de 2019. Dessa forma, o fluxo pedagiado de veículos leves registrou recuo de 40,9%, enquanto o fluxo de pesados caiu 15%. O índice mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas sob concessão e é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR e pela Tendências Consultoria Integrada.

De acordo com a análise da Tendências, “ainda são evidentes os efeitos da pandemia sobre o fluxo de veículos nas praças pedagiadas. Tais impactos se mostram heterogêneos entre o tipo de veículos, já que a redução na circulação de leves é mais intensa que de pesados”.

No entanto, considerando os dados dessazonalizados, maio apresentou alta de 22,1% em comparação com abril de 2020. Dessa forma, evidenciando a redução do isolamento social e início da reabertura das atividades econômicas. O índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou alta de 28,7%, enquanto pesados avançou 9,2%.

“As perdas são relativamente menores em maio do que abril, movimento que ocorre de forma semelhante em todas as regiões contempladas isoladamente na pesquisa.”, afirma Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria. “Os dados evidenciam a redução do índice geral de isolamento social com a diminuição da paralisação das atividades econômicas no país”.

 

Fonte: Frotas & Cia


101 queries in 5,230 seconds