-->
Home | Anote | Exportações de calçados voltam a níveis pré-pandemia
Postado em 13 de julho de 2021 | 17:24

Exportações de calçados voltam a níveis pré-pandemia

No primeiro semestre deste ano os embarques do setor calçadista brasileiro voltaram a patamares do mesmo período de 2019, anterior à pandemia de covid-19. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

No comparativo com o período pré-pandemia, em 2019, o volume teve apenas uma queda de 0,3% em volume. Já a receita apresentou queda de 19%. A Abicalçados atribui o menor valor da receita a um ajuste de preços ao mercado internacional, já que com o dólar mais valorizado foi possível conceder valores mais competitivos.

Já em relação a 2020, o setor teve alta de 17,7% em receita e de 32,3% no volume de calçados exportado. O crescimento ocorreu porque a base de comparação do ano passado é baixa. O setor de calçados foi um dos que mais sofreu com a pandemia, já que o fechamento do varejo para conter a covid-19 impactou fortemente as vendas.

No primeiro semestre deste ano, o principal destino do calçado brasileiro no exterior foram os Estados Unidos, seguidos da Argentina. Em terceiro lugar veio a França. Os países árabes não figuraram entre os principais destinos do calçado brasileiro no exterior nestes seis primeiros meses do ano.

Fonte:  Anba

103 queries in 4,548 seconds