-->
Home | Anote | Evento virtual apontou estratégias de investidores árabes
Postado em 16 de dezembro de 2020 | 22:06

Evento virtual apontou estratégias de investidores árabes

Executivos falaram sobre o tema em um webinar promovido pelo escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em Dubai.

As oportunidades para atrair investimentos árabes foram tema de um webinar promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) a partir de seu escritório em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta segunda-feira (14). O evento contou com a participação de Rabih I. Khoury, sócio da Middle East Venture Partners (MEVP), Jawad Qasim, diretor geral da DeNovo Corporate Advisors, e com Ludmilla Figueiredo (foto acima), Oficial de Investimentos do Escritório da Apex-Brasil em Dubai. O evento foi aberto por Roberto Escoto, gerente de Investimento da Apex-Brasil, que falou a partir de Brasília.

Figueiredo lembrou que os países do Golfo estão buscando diversificar suas economias para além do petróleo e estão abertos a negócios com diferentes países. Neste sentido, Khoury destacou as empresas de tecnologia que têm aproveitado esse espaço na região.  “No Oriente Médio, nós temos sido capazes de fazer crescer grandes companhias de tecnologia como a Careem, que foi comprada pela Uber, e a Noon, que hoje é uma maior do que a Amazon como e-commerce”, disse ele.

O sócio da MEVP seguiu, lembrando que os fundos soberanos da região árabe, inclusive, foram desenvolvidos para focar em investimentos fora do país árabe. “Provavelmente eles têm maior disposição para investir em fundos de Venture Capital do Brasil do que aqui na região”, comentou. Apesar do potencial, Khoury ainda não vê um grande apetite investidor do Golfo voltado diretamente para o Brasil. “Os investidores estão procurando bom retorno, transparência, liquidez antecipada. Isso é o que você buscaria globalmente para investimento. Eu não tenho visto uma grande procura pelo Brasil, mas sei que isso pode mudar. Pode parecer engraçado, mas futebol ainda é um bom embaixador”, explicou acrescentando que será importante desenvolver seminários para expor quais as oportunidades no Brasil.

Já Jawad Qasim lembrou a evolução no relacionamento entre árabes e brasileiros nas últimas décadas e aposta num crescimento contínuo dos investimentos. “Eu me lembro que 15 anos atrás, não pensávamos nas possibilidades de investimentos no Brasil ou na América Latina, por causa da distância e pela falta de conhecimento sobre aquela parte do mundo. Então nestes anos houve definitivamente um crescimento e eu acredito que vá continuar a crescer”, disse Qasim.

Na abertura do evento, Escoto apresentou o trabalho da Apex-Brasil, especialmente as ações voltadas para a atração de investimentos aos principais setores da economia brasileira. Segundo relato do gerente, a agência tem um papel relevante no fomento do investimento estrangeiro em startups no Brasil, por meio de parceria com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).

 

 

 

Fonte: ANBA


102 queries in 3,198 seconds