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Postado em 20 de dezembro de 2018 | 18:07

Empresas querem destravar Ferrogrão

A instabilidade política dos últimos anos freou um dos mais importantes projetos de infraestrutura do agronegócio brasileiro: a Ferrogrão, a ferrovia com mais de mil quilômetros de extensão que ligará Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, ao porto fluvial de Miritituba, no Pará. Orçada em R$ 12,7 bilhões, a Ferrogrão tem potencial para transportar 80% da produção de Mato Grosso, e baixar de R$ 300 por tonelada para R$ 110 o custo de transporte de soja. A ideia da ferrovia começou a ser debatida em 2012 e acabou sendo estruturada pela Estação da Luz Participações (EDLP).

Mais tarde, a EDLP se tornou sócia no projeto das tradings ADM, Amaggi, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus. Cada um dos participantes será dono de uma fatia de 16,6% do negócio e deverá bancar 30% de seus custos totais. O plano é que os outros 70% sejam financiados pelo BNDES. Representantes das empresas querem abrir diálogo com o presidente Jair Bolsonaro no começo do ano que vem.

Fonte: Estado de Minas


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