-->
Home | Anote | DNIT retoma operação da instalação portuária de Manacapuru, no Amazonas
Postado em 29 de maio de 2023 | 17:30

DNIT retoma operação da instalação portuária de Manacapuru, no Amazonas

Infraestrutura garante o abastecimento e transporte de passageiros no município. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou investimentos na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) do munícipio de Manacapuru, no Amazonas, para que estrutura voltasse a operara operar. A retomada ocorreu no início deste mês e deve beneficiar quase 4,3 mil pessoas que utilizam o local mensalmente.

O Porto de Manacapuru permite embarcações com até 2 mil toneladas de deslocamento e 150 pessoas no cais. O flutuante conta de 62 metros de comprimento, boca de 16 metros e pontal de 2 metros. A IP4 estava fora de operação desde o dia 13 de abril deste ano devido o rompimento do mancal da ponte metálica. Para garantir o transporte na região, a autarquia realizou os serviços e o local voltou a operar já no dia 10 de maio. Atualmente, a IP4 está coberta por contrato que engloba manutenção, operação e regularização necessárias.

Na cidade de Manacapuru, existe um grande fluxo diário de pessoas devido ao comércio de lojas de diversos setores como vestuário, móveis, eletrodoméstico, armarinhos, dentre outros. O local é polo do médio Solimões, sendo o principal porto fluvial da rota de embarcações que trafegam no rio. A IP4 é utilizada como elo de transporte para insumos e permite a flexibilidade para percorrer longas distâncias entre comunidades ribeirinhas e até mesmo entre os municípios.

Manacapuru abastece os municípios e comunidades próximas com alimentos como carne, peixe, frango, estivas em geral, produtos agrícolas, bebidas e materiais de construção. A IP4 tem capacidade para transportar cargas em grande quantidade com custos de carregamento mais baixos em comparação a outros tipos de modais, além de baixos riscos envolvendo furtos e danos ao produto.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios


102 queries in 5,111 seconds