-->
Home | Anote | Da mina ao porto: concessão de ferrovia vai impactar Porto de Ilhéus
Postado em 8 de abril de 2021 | 21:30

Da mina ao porto: concessão de ferrovia vai impactar Porto de Ilhéus

Depois do primeiro leilão da Infra Week, voltado à concessão de 22 aeroportos à gestão da iniciativa privada nesta quarta-feira (7), será a vez da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), concessão que deverá trazer impactos no setor portuário, mais especificamente ao Porto de Ilhéus (BA). O leilão será realizado nesta quinta-feira (8).

“No caso da Fiol, teremos um sistema mina-ferrovia-porto, um clássico. Como o minério de ferro está em alta, há interesse por ter essa conexão ferroviária, da mina para o porto. Então, a ferrovia acaba sendo muito atrativa para o dono da carga, para quem opera a mina”, avalia o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

A Fiol representa o primeiro trecho de outros dois que serão leiloados em conjunto com a ferrovia de integração Centro-Oeste. Com isso, o corredor leste-oeste estará inteiramente integrado e operando, pelos planos do Minfra.

“Vamos começar pelo primeiro segmento, da mina para o porto. O empreendedor faz o investimento na ferrovia, conclui as obras que estão por fazer (a ferrovia já tem 70% de obras concluídas), faz o investimento no porto e começa a operar. As cargas iniciais serão de minério de ferro, mas haverá capacidade instalada para ser preenchida aos poucos por outras cargas”, disse o ministro.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios


99 queries in 3,397 seconds