-->
Home | Anote | Cresce uso de tecnologias para redução de custos na logística
Postado em 5 de janeiro de 2021 | 20:53

Cresce uso de tecnologias para redução de custos na logística

Terceirização dos transportes e novos comportamentos de consumo inspiram a busca por soluções de redução de custos na logística. Uma das grandes revoluções proporcionadas pela pandemia de Covid-19 foi a aceleração do processo de transformação digital nas empresas. Segundo relatório publicado pela Dell Technologies, cerca de 50% dos negócios em nosso país atingiram a maturidade digital em 2020, realizando investimentos sólidos em inovação e tecnologia.

Em relação à transformação imposta ao setor de logística, foi determinante a mudança no comportamento de compra do consumidor final. Se, antes, o preço do produto e a qualidade percebida pelo consumidor eram decisivos para a compra, agora somam-se a isso o prazo e as condições da entrega. É nesse cenário que a logística ganha destaque, viabilizando o investimento em novas ferramentas digitais capazes de atender às novas demandas do consumidor, além de aumentar o desempenho do setor.

O investimento veio em boa hora: com o Produto Interno Bruto (PIB) acumulado em -3,4% no 3º trimestre de 2020, empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que rever seu centro de custos e buscar meios de economizar.

Segundo o Plano de Transporte e Logística da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), os custos com logística no modal rodoviário chegam a 12,7% do PIB nacional, sendo esse o modal predominante no país. Além disso, cerca de 77% das empresas que distribuem cargas contratam transportadoras, visando maior agilidade nas entregas. Essa conjuntura revela a importância do controle sobre os transportes terceirizados, motivo pelo qual muitas companhias têm investido em tecnologia para a gestão dos fretes.

Uma dessas tecnologias é o sistema para gestão de fretes e tracking da Hivecloud. A ferramenta digital permite o controle total sobre a entrega terceirizada, a partir de funções como: a cotação de frete com diferentes transportadoras visando encontrar o melhor preço, o planejamento logístico completo, o envio de ordens de serviço direto para o sistema da transportadora contratada, além do tracking em tempo real da carga em trânsito, o compartilhamento de documentos totalmente online e a auditoria automática dos valores cobrados.

“A combinação das ferramentas do sistema Hivecloud 3PL permite à empresa que contrata transportadoras maior controle sobre suas movimentações de carga, uma vez que dá ao gestor de logística uma visão geral sobre o andamento do transporte, incluindo os custos com o transporte, os prazos reais de entrega, além da qualidade na entrega, já que é possível verificar através de fotos e áudios as condições da carga no ato do recebimento.” – Daniel Brasil, CEO da Hivecloud, empresa que é uma unidade de inovação do grupo Praxio, com atuação em toda a América Latina.

As tecnologias fornecidas pela Hivecloud já são utilizadas por mais de 6 mil empresas em todo o País, incluindo nomes conhecidos como Petrobrás, Suzano Papel e Celulose, Mondial, Votorantim e BASF. A plataforma, que funciona em nuvem, tem facilitado a vida dos gestores durante a pandemia, uma vez que permite o trabalho de qualquer local com acesso à internet.

Segundo Brasil, a tecnologia para gestão de fretes permite uma redução dos custos com transporte de até 11% ao mês, uma vez que aumenta a eficiência do setor, eliminando gastos desnecessários e evidenciando as oportunidades de melhoria das operações de transporte.

 

 

Fonte: Mundo Logística

 


102 queries in 4,165 seconds