-->
Home | Anote | Câmara aprova adesão do Brasil ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura
Postado em 20 de julho de 2020 | 17:27

Câmara aprova adesão do Brasil ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (16) a inclusão do Brasil como membro-fundador do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII), liderado pela China. O acordo foi celebrado em 2015, mas o Brasil adiou sua entrada por problemas fiscais e até hoje não ratificou sua participação. Com a aprovação, o texto segue para o Senado.

O banco multilateral tem capital previsto de US$ 100 bilhões para financiar investimentos nos países membros – atualmente são 82, com 20 países interessados, entre eles o Brasil – nas áreas de energia, transporte, telecomunicações, infraestrutura rural e desenvolvimento agrícola, saneamento, proteção ambiental, desenvolvimento urbano e logística.

O relator da proposta na Câmara, deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), afirmou que o prazo para o Brasil ratificar a adesão ao banco foi prorrogado três vezes e que o país “não pode perder mais tempo em deixar essa importante proposta para o crescimento econômico do Brasil parada”, principalmente num momento de crise como o atual.

 

 

Fonte: Valor


103 queries in 6,819 seconds