-->
Home | Anote | Ajuda do governo para companhias aéreas pode vir através de Medida Provisória
Postado em 5 de fevereiro de 2024 | 18:02

Ajuda do governo para companhias aéreas pode vir através de Medida Provisória

Uma eventual ajuda do governo federal para o financiamento de companhias aéreas pode vir através de uma Medida Provisória (MP).

A MP pode ser editada pelo Planalto nas próximas semanas e será focada no uso do BNDES para financiamento das companhias aéreas brasileiras, principalmente a Azul e GOL, que estão em situação financeira mais delicada.

O banco estatal já tinha afirmado que não disponibiliza crédito por sua análise colocar as companhias aéreas com um risco elevado de calote e se limita a promover financiamento ou leasing de alguns aviões novos vendidos pela Embraer, com garantia real.

Agora o governo estaria propondo colocar o Fundo Nacional de Aviação Civil, o FNAC, que tem seu recursos recolhidos através de taxas aeroportuárias, como garantidor dos empréstimos que podem ser ofertados pelo BNDES para as aéreas, segundo informa a Bloomberg.

A expectativa é que o valor disponibilizado chegue a até R$5 bilhões e seja usado principalmente para renovação de frota, assim como fluxo de caixa e pagamento de tarifas de navegação aérea.

O Planalto não comentou oficialmente sobre o assunto, mas é esperado que tudo seja definido até final de fevereiro, também visando não postergar novamente o lançamento do Programa Voa Brasil com passagens aéreas por R$200.

 

 

 

Fonte: Aeroin


95 queries in 2,969 seconds