-->
Home | Anote | ABNT estabelece Programa de Certificação de Embarcações
Postado em 26 de outubro de 2021 | 17:19

ABNT estabelece Programa de Certificação de Embarcações

ABNT estabelece Programa de Certificação de Embarcações Critérios da certificação visam aprimorar os padrões de segurança e de qualidade.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar) criaram o Programa de Certificação de Embarcações.

O programa atende embarcações em plástico reforçado com fibra de vidro com comprimento igual ou inferior a 24 metros, cujos requisitos de construção são estabelecidos na norma técnica ABNT NBR 14574, lançada no ano 2000 e submetida a revisões, a última delas em 2012, para ampliar sua abrangência. Os critérios da certificação foram elaborados pela ABNT e Acobar, visando ao aprimoramento dos padrões de segurança e qualidade.

Os estaleiros que constroem seus produtos de acordo com a norma técnica solicitam a certificação e são submetidos a auditoria da ABNT. Se atendidos todos os requisitos relacionados – materiais de construção e sistemas de propulsão, de combustível e água, elétrico, de governo e flutuação –, os estaleiros recebem certificado e o selo de conformidade para ser colocado em local visível em cada embarcação.

“A Certificação agrega vantagem competitiva ao estaleiro, porque promove a otimização da gestão e dos processos internos relacionados à fabricação de embarcações, além de fortalecer a expansão do segmento no país, estimulando a ética e a cultura náutica”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper.

 

 

 

Fonte: Tecnologistica


102 queries in 3,267 seconds